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Id:317 - (851)
Autor:Ketefian, Shaké; Redman, Richard W.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Um exame crítico da evolução da educação de doutorado em enfermagem nos Estados Unidos^ipt.
Fonte:Rev. latinoam. enferm;23(3):363-371, 2015. .
Resumo:A graduação em enfermagem nos Estados Unidos está passando por grandes transformações, como resultado de fatores, tanto dentro da enfermagem como na sociedade em geral.OBJETIVO: Neste trabalho os autores examinam as tendências e fatores que estão influenciando as mudanças, especialmente na educação de doutorado, tanto para o cientista em enfermagem como para a preparação prática avançada.CONCLUSÃO: O documento fornece um fundo que serve de contexto e apresenta uma visão geral dos títulos em PhD e DPE (Doutor na Prática de Enfermagem), com foco nas mudanças recentes, identificando as questões e preocupações mais interessantes, terminando com uma série de recomendações (AU).^ipt.
Descritores:Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Estados Unidos
Educação em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300363&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:213 - (562)
Autor:Andrade, Rômulo de Paula; Lana, Vanessa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Médicos, viagens e intercâmbio científico na institucionalização do combate ao câncer no Brasil (1941-1945)^ipt / Physicians, travels, and scientific exchange during the institutionalization of the fight against cancer in Brazil (1941-1945)
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;17(supl.1):[109-126], 2010. .
Resumo:Analisa ações de médicos ligados às iniciativas pública e privada e que colaboraram para a incorporação do combate ao câncer, na agenda das políticas públicas de saúde do governo federal, cristalizadas na criação do Serviço Nacional de Câncer em 1941. Objetiva também demonstrar que esse processo histórico se relaciona diretamente ao contexto internacional de intercâmbio científico entre o Brasil e os Estados Unidos, incentivado pela 'política da boa vizinhança', nos anos 1940. Aponta disputas políticas pela primazia da coordenação de ações de combate à enfermidade, no âmbito do poder central.(AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Políticas Públicas de Saúde
Neoplasias/hist
Intercâmbio Educacional Internacional
Brasil
 Estados Unidos
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702010000500007&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

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Id:85 - (95)
Autor:Campos, André Luiz Vieira de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Cooperação internacional em saúde: o serviço especial de saúde pública e seu programa de enfermagem^ipt / International cooperation in health: the Special Service of Public Health and its nursing program
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;13(3):[879-888], maio - jun. 2008. .
Resumo:Este trabalho analisa o papel do Serviço Especial de Saúde Pública na expansão do ensino superior de enfermagem e na formação de pessoal auxiliar, a partir de políticas bilaterais de cooperação entre os Estados Unidos e o Brasil, nas décadas de 1940 e 1950. A abordagem insere estas políticas no quadro mais amplo da cooperação em saúde internacional, desenvolvidas pela Organização Panamericana de Saúde, entendendo–as, entretanto, também a partir dos interesses de state and nation building do primeiro governo Vargas.(AU)^ipt.
Descritores:Cooperação Internacional
Saúde Pública
Enfermagem
Brasil
Estados Unidos
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000300010&lng=pt&nrm=iso

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Id:82 - (92)
Autor:Fee, Elizabeth.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Divórcio entre teoria e prática: o sistema de treinamento em saúde pública nos Estados Unidos^ipt / Divorce between theory and practice: the system of public health training in the United States
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;13(3):[841-851], maio. - jun. 2008. .
Resumo:Muitos analistas têm criticado a profunda separação entre saúde pública como é ensinada nas escolas de saúde pública e a praticada nos órgãos governamentais. Nos Estados Unidos, muitos membros do corpo docente de escolas de saúde pública jamais trabalharam em órgãos de saúde pública, poucos dos que trabalham em órgãos públicos têm certificados de escolas de saúde pública e a maioria recebe treinamento no local de trabalho. Este artigo busca identificar as raízes desta separação ou "divórcio entre teoria e prática". Mostra que a década de 1930 foi o principal período da educação em saúde pública voltada à comunidade, quando o peso da Grande Depressão e a verba disponibilizada pelo governo federal através da legislação do New Deal incentivaram programas de treinamento prático vinculados a comunidades locais e órgãos públicos. O "divórcio" teve início no período do pós–guerra como uma conseqüência não intencional do sistema de alocação de verbas para a educação médica e a pesquisa, em um momento de impopularidade generalizada da saúde pública durante a era McCarthy. As escolas de saúde pública eram, de modo geral, ignoradas na década de 1950 e começaram a adaptar a estratégia ainda vigente de usar verbas federais de pesquisa para ampliar seu corpo docente e instalações. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Educação em Saúde
Prática de Saúde Pública
História
Estados Unidos
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000300007

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Id:35 - (45)
Autor:Kemp, Amy; Edler, Flavio Coelho.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A reforma médica no Brasil e nos Estados Unidos: uma comparação entre duas retóricas^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;11(3):569-585, set.-dez. 2004. .
Resumo:Discute-se, aqui, a gênese do modelo de educação médica proposto por A. Flexner nos Estados Unidos, comparando-o com a proposta de aplicação do modelo universitário germânico à educação médica brasileira, na década de 1930, por Antonio da Silva Mello. Argumentamos que o núcleo das reformas médicas — que almejavam a introdução do ensino da biomedicina e a valorização da carreira científica — não dependia somente da perfeita compreensão, por parte dos dois reformadores, dos fundamentos do novo modelo. Cada retórica expressava um arranjo político no qual as expectativas de mudança no sistema educacional consolidado dependiam de sua estrutura de poder e das expectativas de carreira consagradas pela tradição. (AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica
História da Medicina
História
Brasil
Estados Unidos
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702004000300003&lng=pt&nrm=iso



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

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